Retomada do Turismo já é uma realidade, garantem especialistas

Acredite: a retomada do Turismo já está acontecendo!

A gente sabe, não foram tempos fáceis. Desde que a pandemia começou, o Turismo foi um dos setores mais abalados, sofrendo uma queda de 70% no cenário mundial.

E certamente uma das atividades que as pessoas mais sentiram falta. Afinal, todo mundo ama viajar!

Contudo, conforme a imunização através das vacinas avança em todo o mundo, as flexibilizações estão ocorrendo.

E muitas empresas e organizações começam a ver uma luz no fim do túnel, já apresentando empolgantes planos de ação para a volta. Hoje, viemos falar sobre essas novas perspectivas.

LEIA TAMBÉM – Onde os brasileiros podem viajar: confira os destinos permitidos

O PINGUIM E SEUS PARCEIROS

De acordo com um estudo realizado pela consultoria Hibou, 47% dos brasileiros têm a intenção de viajar nos próximos 12 meses.

Como não se animar com esse cenário?

Igualmente, nós do Pinguim App queremos entrar nesse clima, já que somos uma comunidade de viajantes empolgados.

Por isso iniciamos a campanha Juntos Voltando a Viajar, que reforça esse otimismo e traz boas notícias para quem quer fazer as malas.

Como resultado, reunimos um timaço de profissionais experientes, que têm uma visão mais técnica sobre a retomada do turismo.

Ah, vale ressaltar que nosso objetivo é voltar com segurança, entendendo que o momento ainda exige cuidados.

ALGUMAS TENDÊNCIAS PARA O PÓS PANDEMIA

A principal tendência no pós pandemia são viagens em pequenos grupos, para lugares mais afastados

Assim também, um outra pesquisa, realizada pela Booking.com, revelou que 63% dos brasileiros acreditam que viajar tornou-se mais importante agora do que antes da pandemia.

VACINA E VISTO

Para Adriana Santos, da Schultz Vistos, isso se deve pelo fato do necessário isolamento social em tempos de pandemia, que acirrou ainda mais a vontade por viajar, resultando em uma grande demanda reprimida pro Turismo.

Retomada do Turismo

“Países mundo afora adequaram e quase que unificaram suas exigências sanitárias para um rigoroso controle de viajantes em seus territórios. Em fase de criação, tem o “passaporte sanitário”, que assegura ao país que recebe o turista, o cumprimento de todos os protocolos sanitários pelo viajante”, completou Adriana.

Problemas com vistos e passaportes? A Schultz Visto resolve.

MAIS TURISMO LOCAL

Em suma, vale a pena observar que as restrições vão impactar diretamente a retomada local, incentivando o turismo nacional.

Isso pode ser explicado pela redução dos voos internacionais.

“A tendência é ter um aumento expressivo das viagens domésticas, gerando mais renda e oportunidades que podem contribuir com a melhoria de toda a infraestrutura turística nacional”, explica Luciana Lourenço, da Movida.

De acordo com a Movida, este cenário de aquecimento das viagens internas pode representar um importante momento de aceleração das locações de lazer.

GRUPOS MENORES

Simultaneamente, uma outra mudança que podemos observar é na priorização por viagens em grupos menores.

69% dos entrevistados afirmaram estar dispostos a viajar apenas em pequenos grupos, de duas a seis pessoas, na retomada do Turismo.

De acordo com Elisa Dieter, diretora da Andaluz, a principal mudança notável entre os hábitos dos viajantes é a tendência de realizar essas viagens mais acolhedoras, entre membros da família ou amigos.

“Também percebemos que a preferência é para destinos mais tranquilos ou em busca de hotéis com poucos quartos, ou cabanas e chalés afastados com muita natureza ou praias tranquilas.

Isso nos impacta positivamente, pois o nosso foco sempre foi para viagens de experiência”.

Aproveite 25% de desconto no Seguro Viagem com a Assist Card

Retomada do Turismo 2

Nesse ínterim, segmento de Ecoturismo vê crescimento.

TURISMO VARIADO

Agora, muitos mercados e nichos, que antes eram pouco explorados, tem ganhado destaque nessa retomada do turismo.

“O turismo foi impactado de forma geral. Mas, para nós da SOAR, a pandemia divulgou mais o nosso mercado. O ecoturismo é um mercado pouco explorado, e agora as pessoas estão buscando contato com a natureza, respirar ar puro, liberdade e emoção”, explicou Wellington Carvalho, da operadora SOAR Paradiso.

Igor Welster, da Mundo dos Cruzeiros, também aposta nas mudanças de consumos dos viajantes.

“Quando as pessoas voltarem a viajar, vão buscar por experiências maximizadas, personalizadas, exclusivas, e não por simples commodities que o mercado tem o costume de vender como o padrão. Como é o caso do aéreo, hospedagem e transfer. O cliente vai querer algo diferente de tudo que já viveu.”

ALGUNS SINAIS QUE COMPROVAM ISSO

Retomada do Turismo

Setor começa a se reaquecer com a aceleração das vacinações ao redor do mundo.

Cleiton Feijó, Diretor da Prime XP traz uma ótima notícia do F1 Experiences: 97% dos ingressos para o GP dos Estados Unidos já foram vendidos.

“Desde que iniciamos as divulgações dos produtos F1 Experiences, temos sentido uma recuperação veloz na quantidade de audiência nos GP’s no exterior. E, temos como exemplo, o Grande Prêmio dos Estados Unidos deste ano, em Austin, que acontecerá em outubro.”

Sob o mesmo ponto de vista, companhias aéreas como a Latam Airlines Brasil e a Azul Linhas Aéreas, já estão aumentando suas equipes e ofertas domésticas. Atualmente, a Latam quer retornar a marca de 400 voos nacionais por dia, ainda em julho.

LEIA TAMBÉM – Turismo de Vacina: conheça destinos que oferecem imunização aos visitantes

MANTENDO O OTIMISMO

Retomada do Turismo

Players compartilham maiores aprendizados e mensagens de esperança para o futuro do setor

Para Elisa Dieter, CEO da Andaluz, hoje, mais do que nunca, é fundamental que possamos relaxar e confiar que tudo isso irá passar.

“Ao poucos e com segurança, buscamos viagens no Brasil, descobrindo destinos novos e criando experiências novas em hotéis incríveis”, finalizou a executiva.

O presidente da Faberg, Fábio Silberberg também já avalia os clientes como “muito animados com a retomada, querendo muito se programar para viajar nos primeiros evento assim que as fronteiras sejam liberadas.”

Do mesmo modo, o Diretor da Prime XP também avaliou o momento como crucial para a evolução e reinvenção do setor, e da humanidade como um todo.

Seja como for, de acordo com Adriana, da Schultz, aprendizados em tempos de crise não faltaram. “Cada dia nos mostra que alcançamos um novo limite, e nos dá forças para superá-lo, cada vez mais fortalecidos. A tecnologia, aliada à organização de trabalhado em grupo, foi um ponto chave para adotarmos o teletrabalho nos momentos mais críticos da pandemia”, explicou.

Por fim, para Wellington, da SOAR, o maior aprendizado foi a “união entre empresas de turismo, novos projetos e novas visões de como trabalhar e sobre o mercado do turismo”.

Então, preparados para a retomada do Turismo? Nossa campanha segue, sempre trazendo novidades sobre essa retomada.

Vem com a gente! Baixe o Pinguim, conheça pessoas e descubra destinos e ofertas para sua próxima viagem.

App Pinguim

Instale o app e tenha a sua viagem - e a sua comunidade viajante - na palma da sua mão!

O Pinguim conecta viajantes a destinos e comunidades com interesses comuns para promover experiências únicas. No Pinguim, a gente viaja junto! Bora?