Conheça as melhores praias de rio no Brasil

Para quem não gosta de sentir o sal do corpo, as praias de rio são excelentes alternativas. Conheça as melhores do Brasil!

O Brasil possui a maior reserva de água doce no mundo e, por essa razão, as praias de água doce existem e, mesmo Estados com um litoral gigantesco, como a Bahia, tem suas praias de rio. Conheça algumas delas e programe a próxima viagem!

Conheça as melhores praias de rio no Brasil

Alter do Chão

praias de rio no Brasil

Foto: Pixabay

E, vamos começar com um de praia de rio mais bela do mundo: Alter do Chão, no Pará.  Vale lembrar que também está na lista como o oitavo melhor destino para se conhecer no planeta.

Ao longo do curso do Rio Tapajós e do Lago Verde, se encontram belíssimas praias. O nosso Caribe Amazônico abriga as belezas mais exuberantes do norte brasileiro, rodeada do mais rico verde amazônico.

A mais famosa praia de Alter do Chão é a Ilha do Amor. Localizada de frente para a vila, a Ilha do Amor é o grande cartão-postal da região e a principal responsável pela fama de Alter. Muita gente pensa que a região se resume a esse paraíso, mas não é bem assim! A Ilha do Amor (que na verdade é uma ponta de areia ligada ao continente e não uma ilha) é apenas uma das incontáveis praias nos arredores de Alter do Chão.

Ilha de Marajó

Também no Pará, está a Ilha de Marajó. Com mais de 40 mil km² de extensão e cerca de 250 mil habitantes, a Ilha de Marajó tem doze municípios paraenses. A região ocidental da Ilha permanece mais selvagem, com florestas densas e úmidas e de difícil acesso. Os municípios mais acessíveis e povoados localizam-se na região oriental e sua Capital é a cidade de Breves, sendo que os municípios de Soure e Salvaterra são os mais visitados pelos turistas. Ambos contam com boas opções de hospedagens, simples e confortáveis e com pontos turísticos que atraem muitos visitantes.

Lençóis Maranhenses

praias de rio no Brasil

Foto: Pixabay

Já no Maranhão, os famosos Lençóis Maranhenses, também sonho de muitos viajantes, tem paisagens de tirar o fôlego. Com 270km2, suas dunas, com lagoas repletas de águas de chuva, são um convite a mergulhos refrescantes.

Indicamos “cair na água” no máximo de lagoas que puder e não perder o pôr do sol. É daqueles espetáculos gratuitos da natureza. O que você verá por lá, não existe em lugar algum do mundo.

Chapada dos Veadeiros

No centro do Brasil, em Goiás, a Chapada dos Veadeiros é a opção de praia de água doce. Com formações rochosas e muitos desfiladeiros, no encontro entre os rios São Miguel e Tocantinzinho, tem bancos de areis brancos cercados de água doce para dar aquele mergulho refrescante. Uma experiência para levar para a vida.

Dizem que a Chapada está situada sobre uma placa de cristal de quartzo, uma das formações geológicas mais antigas da Terra, o que lhe confere uma vibração energética especial. Além disso, passa por ali o paralelo 14, a mesma linha imaginária que corta a lendária Machu Picchu, no Peru, reforçando ainda mais o misticismo que cerca o local.

Jalapão

praias de rio no Brasil

Foto: Pixabay

Ainda na Central do Brasil, temos um destino com um nome bem conhecido pelos brasileiros: o Jalapão, em Tocantins. Sua área é cercada por um cerrado que engloba vários municípios e diferentes áreas de preservação, entre elas o Parque Estadual do Jalapão, reunindo atrativos que fizeram desta região do País, como um dos melhores para quem curte ecoturismo, com belas praias fluviais, cachoeiras, fervedouros, dunas, grutas e cânions maravilhosos. Muito conhecida pelas cachoeiras magníficas, campos de capim dourado e pelos fervedouros, nascentes de água cristalina e esverdeada que brotam da terra (que devido à força da água, quem entra, não afunda!), o Jalapão é um destino perfeito para quem quer unir turismo de aventura com paisagens incríveis.

Ponta Negra

Já no Amazonas, quem brilha é a praia de Ponta Negra, que fica às margens do Rio Negro. Atração turística famosa em Manaus, fica a apenas 13km do centro e é considerada cartão postal da cidade. Com estrutura completa para atender turistas e moradores locais, o bairro concentra Shopping Center e condomínio de luxo. No calçadão, lojas e restaurantes se misturam. Irresistível não fazer uma foto em um de seus mirantes.

Jericoacoara

No Ceará, Jericoacoara, considerada uma das praias mais famosas do mundo, tem opções de águas salgadas e doces. Repleta de lagoas, como a Azul e a Lagoa do Paraíso (são a mesma, mas mudam de nome por estarem em trechos diferentes), tem águas transparentes e doces. Em meio às dunas, esses refúgios tem estrutura completa para quem vai passar o dia, de quiosques a sofisticados restaurantes.

Caraíva

praias de rio no Brasil

Foto: Pixabay

Se quiser fugir para a Bahia, a 100km de Porto Seguro, está Caraíva, com rio de mesmo nome, que é atração principal da cidade, com areias brancas e águas cristalinas. Às suas margens, colecione memórias vendo um pôr do sol perfeito. Onde o rio encontra o mar, a cidade litorânea e ribeirinha, carros são proibidos, a energia elétrica é apenas para o suficiente, o controle do lixo é constante, a integração entre pessoas e a natureza é a maior inspiração. Prepare-se para conhecer um lugar diferente, vários sabores, cheiros, estéticas e sensações surpreendentes. Vá para contemplar a natureza, experimentar um outro ritmo de vida e de interação com o mundo.

E você, conhece outras praias fluviais no Brasil? Compartilhe essas dicas com outros Pinguins!

App Pinguim

Instale o app e tenha a sua viagem - e a sua comunidade viajante - na palma da sua mão!

O Pinguim conecta viajantes a destinos e comunidades com interesses comuns para promover experiências únicas. No Pinguim, a gente viaja junto! Bora?