Colecione momentos: opções de viagens perto da sua casa

Viagens perto da sua casa: aproveite o momento para planejar e conhecer aqueles destinos que sempre quis

Colecione momentos perto de casa. Esse é o melhor conselho que podemos te dar. E, viajar é o melhor modo de colecionar memórias.
Embora muitas restrições ainda estejam em vigor por causa da pandemia, dar escapadas de um ou 10 dias, para perto ou para longe, com segurança, nos refresca a alma. Seguimos inspirando nossos pinguins com destinos incríveis pelo mundo.

Hoje, a nossa dica de viagem é para quem gosta de colocar o pé na estrada, de moto ou de carro. Para quem vai alugar um imóvel ou reservar um hotel. Bem próximo à tua cidade, tenho certeza que tem um destino que adoraria conhecer. Sabe aquela viagem que a gente vai adiando, exatamente por ser perto?

Pois bem: está na hora de planejar! Pegue o mapa trace sua rota, organize sua reserva de hospedagem e vá. Como não estamos mais em alta temporada, os valores são bem atrativos.

Viagem perto da sua casa: São Paulo

opções de viagens perto da sua casa

Campos do Jordão. Foto: Unsplash

Para quem mora em São Paulo, Campos do Jordão, pode ser a escolha. Lá, você tem hotéis e pousadas a partir de R$ 300,00, para 2 pessoas, com café da manhã. Durante o dia, pode fazer vários passeios, com vistas espetaculares e, que são gratuitos.

A Pedra do Baú, o mirante do Morro do Elefante, Pico do Itapeva e a Ducha de Prata, não pode faltar na lista do amantes da natureza. Tênis no pé e máquina fotográfica, são itens obrigatórios. Para os amantes de chocolate, a Fábrica de chocolates Araucária é de dar água na boca.

O Palácio Boa Vista é para os amantes de arte. Como funciona como museu, a residência de veraneio do Governador do Estado, tem obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Cândido Portinari e Anita Malfatti. Além de abrigar, também, a Capela de São Pedro Apóstolo, que possui um grande acervo de arte sacra da época colonial.

Também existem passeios pagos, mas com valores bem atrativos, como o teleférico, para quem não tem medo de altura e o Parque Estadual Horto Florestal. É possível fazer trilhas e, para repor a energia, terminar em um de seus restaurantes ou lanchonetes.

Para quem ama cerveja artesanal, o Baden Baden é parada obrigatória. É possível fazer o tour pela fábrica, participar de uma experiência sensorial e ainda tem dicas de degustação e harmonização. Só não se esqueçam que, nesse dia, não poderá dirigir. Melhor pedir um carro por aplicativo.

Viagem perto da sua casa: Rio de Janeiro

opções de viagens perto da sua casa

Petrópolis. Foto: Unsplash

Para quem tem como ponto de partida o Rio de Janeiro, Petrópolis é uma viagem no tempo. A cidade imperial tem muita história do Brasil para contar.

Assim, além de toda a natureza da região serrada do RJ, são inúmeras as atrações. A Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, guarda em seu interior o Mausoléu Imperial: sobre as lápides de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Conde dEu e Princesa Isabel, esculturas em tamanho natural os representam.

Construído na França (e trazido desmontado ao Brasil), o Palácio de Cristal foi um presente de Conde d’Eu para sua esposa, a Princesa Isabel e onde a nobreza brasileira “celebrou” a abolição da escravatura, em 1888. Além disso, o Palácio Quitandinha, construído para ser o maior hotel-cassino da América Latina, foi decorado com inspiração nos cenários hollywoodianos, e que Henry Fonda, Greta Garbo, Carmen Miranda e Walt Disney já fizeram check ins.

Além disso, 0 Museu Imperial foi construído por Dom Pedro II como um refúgio para a família imperial durante o verão. Assim, lá dentro, há também exposta a locomotiva que fazia o trajeto Rio de Janeiro-Juiz de Fora pela Estrada de Ferro Mauá.

Projetada pelo inventor, a Casa de Santo fica no alto de uma ladeira, é cheia de apetrechos inusitados. Hoje é um museu dedicado a ele e expõe sua pequena biblioteca, objetos pessoais e algumas criações.

Por fim, a antiga fábrica de 1853 da Cervejaria Bohemia, abriu as portas revitalizada: foi transformada em centro cervejeiro que inclui cenários, painéis touch-screen, som, luzes e vídeos em 3D.

Viagem perto da sua casa: Porto Alegre

opções de viagens perto da sua casa

Vale dos Vinhedos. Foto: Lidyanne Aquino/Flickr

Para fugir ou perseguir o frio, dependendo da época do ano, saindo de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos é uma excelente pedida. Tudo o que a gente ama numa viagem só: belezas naturais, gastronomia de primeira, atividades turísticas e vinho.

Saindo de capital do Rio Grande Sul, a maior região vinícola do Brasil tem opções incríveis para aumentar uns quilos na balança. As cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Montebelo e Pinto Bandeira tem as vinícolas mais conhecidas. Lá estão a Casa Valduga, Salton e Cave Geisse.

Para quem nunca fez degustação em vinícola, a experiência, que geralmente dura 1:30h, vai aprender muito. Desde a produção, plantio da uva e processo de rotulagem, a imersão te faz querer comprar todos os livros sobre vinhos e viajar pelo mundo para aprender mais. Portanto, se for em época de vindima, a experiência fica ainda mais rica. Além disso, uma dica valiosa para quem faz essa viagem, é aproveitar as lojinhas e levar vinhos para casa. Assim, há uma vantagem: os preços são bem mais atrativos que nos mercados.

A geografia, temperatura, altitude e relevo, fazem da região, além de toda sua beleza, locais perfeitos para diversos tipos de uva, trazidos do velho continente, produzirem vinhos e espumantes de muita qualidade. Se tiver mais tempo, não perca o famoso passeio de Trem Fumaça, que percorre 23km, movida a vapor, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Portanto, um trecho que tem experiências gastronômicas herdadas dos imigrantes italianos.

E você, sabe para onde ir no próximo fim de semana? Então, aproveite: conte para a gente o que tem de imperdível perto da sua casa! Ah, claro: não esqueça de avaliar os destinos que já conhece no Pinguim App.

App Pinguim

Instale o app e tenha a sua viagem - e a sua comunidade viajante - na palma da sua mão!

O Pinguim conecta viajantes a destinos e comunidades com interesses comuns para promover experiências únicas. No Pinguim, a gente viaja junto! Bora?