Cinco destinos LGBTQIA+ Friendly no Brasil

É estimado que mais de 10% da população brasileira (aproximadamente 20 milhões de pessoas) se enquadre em uma das letras da sigla LGBTQIA+. Um número significativo, levando em conta que muitas pessoas preferem por não declarar sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Nos últimos anos, o público LGBTQI+ apresentou um enorme potencial para o mercado de turismo no Brasil. Alguns destinos nacionais saíram na frente e investiram em iniciativas para proporcionar um ambiente receptivo, seguro e agradável para o público LGBTQI+, se tornando excelentes opções de destinos LGBTQIA+ Friendly. Afinal, o objetivo é que todos se sintam em casa aonde quer que estejam, né?

Portanto, o Pinguim listou cinco destes destinos nacionais que tem ganhado a atenção desse público. Dá uma olhada na lista:

1. SÃO PAULO

Destinos LGBTQIA+ Friendly

A capital mais cosmopolita e diversificada do País não podia ficar de fora dessa lista, né? São Paulo com certeza é um universo multicultural com opções para todos os gostos. Além de diversas opções de bares, restaurantes temáticos, baladas e eventos LGBTQI+, São Paulo ainda é casa da maior Parada do Orgulho LGBT do mundo. Segundo a SPTuris, esse é o evento do calendário oficial que mais atrai turistas à cidade.

Mas além do agito, a cidade também é extremamente preparada para receber o público LGBTQI+, e o respeito a diversidade se materializa em diversos cantos da cidade, como por exemplo no Museu da Diversidade, localizado na estação de metrô República, bem no centro da cidade, aonde a oferta cultural é gigante para esse público.

2. RIO DE JANEIRO

Destinos LGBTQIA+ FriendlyBem como São Paulo, a capital carioca não fica atrás quando o assunto é diversidade, respeito e opções de lazer para o público LGBTQIA+. Em abril de 2021, o Rio CVB e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT no Brasil estruturaram um plano de promoção do turismo LGBT para atrair cada vez mais este público a cidade maravilhosa. Bares, restaurantes, shoppings e até mesmo hotéis adotaram medidas para tornar o destino cada vez mais ‘friendly’.

Igualmente, a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, é um dos destinos mais buscados pelo público LGBTQI+ no Brasil. O destino mistura cultura, história e natureza de forma descolada, e os locais são sempre muito receptivos e mente aberta. Definitivamente, essa hospitalidade é, com certeza, um dos motivos pelos quais o destino se tornou um queridinho destes viajantes.

3. CURITIBA

No sul do País, Curitiba se destaca como a cidade mais LGBTQIA+ Friendly de todas. Assim como em São Paulo, a oferta cultural de Curitiba é extensa e para todos. Seja para aqueles que preferem a boemia da vida noturna e o agito das baladas do Batel, ou para aqueles que buscam passeios mais culturais e histórico, como o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico, Curitiba é uma excelente opção de destino diversificado.

LEIA TAMBÉM: Sete dicas essenciais para curtir Curitiba em um fim de semana

4. SALVADOR

Antes de mais nada, Salvador é aquele tipo de destino que envolve, aquece e acolhe. Sobretudo a receptividade, bom humor e respeito são apenas algumas das características do povo baiano, e é justamente essa hospitalidade que faz com que a cidade ganhe o coração dos turistas. Ainda mais com o público LGBTQI+.

Além disso, o destino tem uma cena LGBTQI+ bem forte. Os turistas podem se juntar aos locais nas badaladas barracas das praias de Porto da Barra ou dos Artistas, onde a maioria do público se encaixa em alguma das letras da sigla. Mas claro que o evento que mais atrai o público LGBTQI+ à cidade é o famoso e irreverente Carnaval de Salvador, um dos maiores do Brasil e do mundo. Em conclusão, seja na pipoca ou no camarote, todo mundo se diverte.

5. RECIFE

Um dos lemas do Carnaval de Recife, um ponto forte no Turismo do destino, é “A Festa Mais Democrática do Brasil”. E na verdade, Recife é um dos lugares mais democráticos e diversos do País. Blocos como o “Bloco da Diversidade” desfilam pelas ruas da cidade durante o Carnaval, levantando a bandeira, combatendo a discriminação e promovendo o acolhimento e fortalecimento da comunidade.

Do frevo ao fervo, o destino ainda apresenta um enorme número de bares e baladas gays. E a inclusão não é só quando o assunto é festa e diversão não…Recife fundou o Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT, um local destinado ao atendimento de vítimas de discriminação e violência por conta de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Neste ínterim, Estado de Pernambuco, em geral, investe bastantes esforços em treinamentos e capacitações para que a indústria do Turismo esteja sempre preparada para receber este público da melhor maneira possível, e se consolidar como um dos melhores destinos LGBTQIA+ Friendly do País.

E aí, gostou das dicas? Deu vontade de conhecer algum desses destinos LGBTQIA+ Friendly? Então que tal aproveitar para encontrar a companhia ideal para curtir estes destinos com você? No nosso app você consegue filtrar os usuários de acordo com as suas preferências, características e interesses, para encontrar pessoas com o perfil parecido com o seu. Legal, né?

Além disso, o nosso parceiro Viaje entre iguais, é especialista em roteiros e produtos para o Turismo LGBTQIA+, promovendo experiências memoráveis em destinos que respeitam a diversidade.

App Pinguim

Instale o app e tenha a sua viagem - e a sua comunidade viajante - na palma da sua mão!

O Pinguim conecta viajantes a destinos e comunidades com interesses comuns para promover experiências únicas. No Pinguim, a gente viaja junto! Bora?